II Feira do Livro do Vale do São Francisco abre inscrições para oficinas

Leitura, literatura, cultura e muito mais poderão ser conferidos na segunda edição da feira (Foto: Gilson Pereira-divulgação)
Leitura, literatura e muitos atrativos culturais poderão ser conferidos na segunda edição da feira (Foto: Gilson Pereira-divulgação)

Os interessados em participar de oficinas durante a II Feira do Vale do São Francisco que acontece na próxima semana em Petrolina, no sertão, entre 6 a 8 de agosto, já podem procurar a coordenação para se inscrever. As inscrições estão abertas a partir desta sexta-feira, 31. A nova edição da Feira movimentará mais uma vez o Pavilhão de Feiras do Centro de Convenções Nilo Coelho, região central da cidade.

Com uma programação repleta de ações instigantes e diferenciadas para o púbico infantil, juvenil e adulto, a feira virá com palestras, debates, lançamentos de livros e oficinas, assim como atividades de entretenimento cultural relacionados à literatura e ao universo da leitura e do conhecimento. O evento literário que conquistou a região, volta ainda mais novidades. Com o tema “Literatura, inovação e educação”, a Feira de Livros do Vale do São Francisco 2015 tem como proposta, reforçar o poder desta tríade como agentes de transformação e de desenvolvimento social do Vale.

“Em 2014, a programação literária da feira foi marcada por um longo discurso em busca de identidade, que atravessou as falas dos autores, de Ronaldo Correia de Brito a Elvira Vigna. Esse ano, como a prefeitura procurou focar na questão da educação, de problematizar essa temática, buscamos convidados quem tratasse desse tema de formas diversa”, comenta o curador da Feira de Livros do Vale, Schneider Carpeggiani.

O jornalista pernambucano responde novamente pela curadoria ao lado do jovem escritor Bruno Liberal, responsável pela coordenação da Plataforma de Lançamento, trazendo diversos expoentes nacionais para a agenda desses três dias da iniciativa promovida numa parceria da Cia de Eventos e Prefeitura de Petrolina através da Secretaria de Educação.

“Esperamos um volume bem maior de público este ano, com agregação de outros municípios, como os de Juazeiro e de Lagoa Grande, que estão envolvidos diretamente na iniciativa. sabemos também que teremos a participação massiva de professores e alunos das redes municipais, que serão prestigiados com benefícios diretos para as próprias escolas’, complementou o secretário de Educação de Petrolina, Coronel Heitor Leite.

Escritores

Os visitantes da II Feira do Livro do Vale do São Francisco poderão conferir lançamento e bate papo, por exemplo, com o escritor paulista Ricardo Lìsias, best-seller em 2013 com o romance Divórcio, que acaba de lançar um volume de contos pela Alfaguara, com o título Concentração. Outra autora convidada é Maria Valéria Rezende, que desde a década de 70 tem dedicado trajetória à educação popular.

Maria ganhou mais notoriedade após dois Prêmios Jabuti com o trabalho No risco do caracol (2009), na categoria literatura infantil e com Ouros dentro da cabeça (2013) na categoria juvenil. O carioca Thiago Mattos vem para divulgar o seu segundo livro, Casa devastada; e o pernambucano Cristiano Ramos que acaba de lançar o seu “Muito antes da meia-noite”, ambos lançados pela Confraria do Vento Editorial.

O evento traz ainda debates sobre o mercado editorial em Pernambuco hoje numa dobradinha entre a editora Karla Melo da Confraria do Vento e o escritor Bruno Liberal, que também acaba de lançar o seu “O Contrário de B”, pela editora.

Todos esses workshops têm limites de vagas e estão disponíveis ao público mediante inscrições prévias pelo site do evento (http://www.feiradolivropetrolina.com.br/), onde também os interessados terão acesso a toda a programação de palestras e de lançamentos do evento.

Deixe um comentário